segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO: "VIVA A LEITURA"

DIRETOR: Valdomiro de Paula da Silva
DIRETORA ADJUNTA: Maria Auxiliadora M. Rodrigues
SUPERVISORA: Mariluce Burgos
ORIENTADORA: Sandra Palhano Lacerda
PROFESSORA: Tereza Lisboa
PCTE: Elizete Iran de Abreu Silva
BIBLIOTECÁRIA: Camila Francisca Torres
PROJETO: "VIVA A LEITURA"
Justificativa:

     A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16):
     A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações.
     Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada desde cedo, atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade, um exemplo é o bem e o mal, sentimentos bem presentes na literatura infantil (MAGNANELLI, 2005. p.2).
     Além de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento das emoções e das relações afetivas, a leitura atua como o primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e interpretar qualquer texto.
     Visando despertar na criança o gosto e o interesse pela leitura, procuramos durante todo o ano trabalhar os diferentes gêneros. Dessa forma,justificamos o presente projeto, que objetiva vivenciar diferentes estratégias de leitura, com foco nos contos clássicos.

Objetivos:

Geral: Trabalhar diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores desde pequenos.

Específicos:

• Estimular o interesse pela leitura;

• Manusear diversos tipos de textos;

• Interpretar e encenar histórias lidas ( contos);

• Recontar histórias ouvidas;

• Conhecer diferentes gêneros textuais;

• Confeccionar livrinhos. reescrita dos contos lidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário