domingo, 25 de novembro de 2012

PROJETO POESIA NO CORREDOR - Professoara Edna Bazachi

DIRETOR: Valdomiro de Paula da Silva
DIRETORA ADJUNTA: Maria Auxiliadora  M. Rodrigues
SUPERVISORA: Terezinha Sami
ORIENTADORA: Sandra  Palhano Lacerda
PROFESSORES:  Edna Bazachi   e   Meire Aranega
PCTE: Maria Aparecida dos Santos
BIBLIOTECÁRIAS: Camila Francisca Torres   e  Mari p
PROJETO POESIA NO CORREDOR
8º Ano: B e 8º Ano: C
Turno: Vespertino
Introdução:

Poesia o que é afinal?
Segundo a enciclopédia livre Wikipédia “A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. A poesia compreende aspetos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
           A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música. ”
            Já o poema segundo a mesma enciclopédia é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.
            O fato é que poesia, apesar de ser complexo no seu contexto mais amplo, é um gênero que desperta gosto pela leitura e pela produção, encantamento e magia.
            È pensando nesse encantamento, nesse entusiasmo em ler e escrever poesia, que a Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, está procurando através desse projeto proporcionar atividades que deem espaço para que os alunos possam ler, criar, compreender, aprender e brincar com a magia que existe nas poesias.

“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto"
Manual Barros

JUSTIFICATIVA
            A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
Com o Projeto Poesia no Corredor queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação e exposição de ideias.
         A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o pleno desenvolvimento do aluno.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            Os princípios teóricos que norteiam este projeto , estão pautados na teoria sócio-interacionista da linguagem. Para Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal.
           Segundo Garcez (2001), escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante atrelada indissociavelmente à prática de leitura. É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando às nossas habilidades um efetivo conhecimento da escrita. (Garcez, 2001:6-7)
          Nesse contexto nós reafirmamos que poesia será nossa opção de trabalho em sala de aula biblioteca e laboratório de informática. Cabe-nos propiciar a leitura e escrita do gênero poético, sendo mediadores do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
         A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.
         Desta forma, o projeto “Poesia no corredor” tem como proposta realizar um trabalho por meio da poesia , das palavras, contribuindo assim para despertar o interesse dos educandos pela leitura e pela escrita, tendo em vista que a mesma provoca o inesperado, a ampliação do sentido do que pensamos e do que queremos dizer. Há coisas que só são traduzíveis por meio da poesia. Assim, durante três meses, cheios de entusiasmo poético, sentimento que jamais poderá faltar na poesia cotidiana, nossas atividades pedagógicas serão pautadas no projeto “Poesia no corredor"
OBJETIVO GERAL:
            Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler,
ouvir e criar poemas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:              
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
-         Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público
Infanto-juvenil.
-        Despertar o prazer pela leitura de poemas.
-        Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
-        Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
-        Recitar poesia explorando os recursos existentes.
-         Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
-        Resgatar sentimentos e valores.
-        Estudar a biografia do autor que escolheu

METODOLOGIA
1º Momento
- Apresentação da ideia de criarmos juntos o  projeto poesia no corredor e  incentivando a participação de todos.
- Apresentações de atividade, desde a escolha, registro, preparação, ensaios e apresentação, identificando a importância de poetas e poetisas da literatura mundial, desenvolvendo o hábito da leitura, escrevendo rimas, versos e estrofes de autoria própria e estimulando a desenvoltura e graça em declamar poesias.
seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.
2º momento
- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
- Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
3º momento
- Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet – biblioteca(livros)
- Declamação de poesias.
- Organização de  murais com os autores
- Escolher  poesia  para declamar durante o evento.
4º momento
- Produção de um poesia coletivo e/ou individual.
- Construção de painel de poesias
-Apresentação e declamação de poesia ( aos colegas  de outras salas.)

Cronograma
Atividades  desenvolvidas durante os meses agosto , setembro e outubro
-Apresentação do Projeto Poesia no corredor
-Conversando sobre poesia.
- Pesquisa do autor preferido na internet
-Seleção de poemas.
- Leitura do poema escolhido
-Listar os autores preferidos
-Roda de leitura
-Confecção de mural
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.

EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras regente , PCTE( professor coordenador de tecnologias e bibliotecárias e a professora de Arte,  estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.

AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia no corredor  acontecerá através de leituras de textos poéticos,declamações das poesias e  análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

REFERÊNCIAL:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. Ed. Cortez
SOLE, Isabel. Estratégias de leituras. 6ª Ed. Porto Alegre. Artmed 1998.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/224.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0150/aberto/mt_245435.shtml
Projeto de Leitura e escrita: Na trilha do Conhecimento Descobrindo Novos Mundos através da leitura.
Pesquisa  dos poetas escolhido pelos alunos no Google .


Vídeo - Apresentação  de poesia

FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário