domingo, 25 de novembro de 2012

Chá Literário - 2º Ano: A



Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida
Turma: 2º ano A
Diretor: Valdomiro de Paula da Silva
Diretora Adjunta : Maria Auxiliadora M. Rodrigues
Professora Regente: Maria Aparecida Santos
Supervisora: Dalva Regiori
Orientadora: Sandra Palhano
PCTE: Elizete Iran de Abreu Silva
Bibliotecárias : Camila Francisca Torres   e  Mari



CHÁ LITERÁRIO- 2º Ano A
- PROJETO: ZIRALDO E O MENINO MALUQUINHO-
            A Biblioteca, sala de informática e professor regente  tem como papel oferecer diversidade em suas ações para cativar seus usuários e incentivá-los a buscar a leitura e o prazer que ela proporciona.
Na literatura encontramos vários gêneros, entre eles a biografia, literatura infantil e histórias em quadrinho, que se apresenta de uma forma divertida e estimulante. 
JUSTIFICATIVA
            Justifica-se a realização do presente projeto devido à necessidade de estimular a leitura, a interpretação textual, produção de textos e construção de novos saberes por meio da leitura.
OBJETIVOS
            Apresentar aos alunos do 2º ano A a história do autor Ziraldo e sua obra, principalmente o “Menino Maluquinho.
Estimular a busca pelo conhecimento das diversas facetas culturais do nosso país, trabalhar a escrita e a oralidade através da interpretação e produção textual, interpretação oral e incentivar a leitura prazerosa.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será realizado na Biblioteca ,  sala de aula e informática em horário pré-agendado utilizando materiais literários, vídeo e música.
1ª ETAPA
Apresentação de slides contando a biografia do autor Ziraldo.
2ª ETAPA
 - Apresentação da Coleção Bichim.
-  Apresentação de um episódio do programa “Um menino muito maluquinho” – TV Escola. Produção de uma autobiografia.
3ª ETAPA
 - Leitura de partes do livro do Menino Maluquinho.
 - Representar através de  desenho o que ouviram.
4ª ETAPA
- Empréstimo dos livros de História em Quadrinhos Ziraldo principalmente a realização do projeto.
5ª ETAPA
-  Preenchimento da ficha de leitura interpretando história lida
-  Leitura da obra: “A Bela Borboleta” – Ziraldo
- Empréstimo dos livros de História em Quadrinhos Ziraldo.
6ª ETAPA
 Produção de texto usando as histórias em quadrinho sem as falas para que os alunos preencham os balões, de acordo com episódio
7ª ETAPA
 Apresentação do filme: Uma professora muito maluquinha.
8ª ETAPA
 - Produção de desenho com interpretação do filme.
 - Produção de texto recontando a leitura um história
9º ETAPA
- Propor aos alunos a montagem de um grupo para realizar uma dramatização do texto lido utilizando os recursos disponíveis ( um grupo representando cada personagem) Enquanto o grupo se prepara os outros farão a interpretação e produção textual da história lida por eles.
10º Culminância do projeto:
- A apresentação do projeto e das atividades  será realizado pelo próprio aluno do 2º ano “A “ com acompanhamento da professora .
- Proporcionar aos pais e alunos uma retrospectiva de todas as atividades  desenvolvidas durante o projeto através de fotos em data show na sala de informática e em seguida deslocar a sala de aula com  apresentação de desenhos e produção de textos.
- Finalizar com a distribuição de lembrancinhas e oferecer um chá gelado com bolo e bolachas para os participantes ,
Que fazem parte do acervo da biblioteca da escola
Recursos utilizados:
Livros de Ziraldo que fazem parte do acervo da biblioteca da escola
Papel sulfate-Papel pardo - Tinta guache - Caixa de som - Microfone- Computador -Data Show - Slides
Avaliação

A avaliação será processual  e contínua, será realizada oral e coletiva, enfocando a dinâmica do grupo para identificar avanços e dificuldades. Será avaliado o desempenho dos alunos durante a aula, na realização das atividades , da dramatização do texto, e a concentração na leitura, somadas às intervenções da professora. A auto-avaliação e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram alcançadas.

FOTOS 
Projeto:

ZIRALDO E O MENINO MALUQUINHO


    



Nenhum comentário:

Postar um comentário