quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Uma experiência virtual
Professora: Daniela Raffo Scherer
PCTE:  Maria Aparecida Santos
Componente curricular: Língua portuguesa
Turmas envolvidas: 6ºA E 6ºB
Período: 2º semestre de 2012

1 Introdução

     O trabalho de leitura e produção de textos a partir de uma diversidade genérica tem sido amplamente defendido na proposta pedagógica dos PCN. Ao viver as experiências com várias linguagens, o aluno desenvolve diferentes habilidades, tanto na leitura quanto na produção de textos. Linguagens mistas – que conjugam mais de um elemento de expressão – possibilitam um olhar mais refinado e atento daquele que lê, na medida em que mobiliza articulação entre o visual e o verbal. As histórias em quadrinhos, ou HQ simplesmente, hoje fazem parte dos materiais utilizados na escola, haja vista que deixaram de ser um gênero considerado “inferior” ou “sub- literatura, divindo espaço com as obras clássicas e com os textos jornalísticos. Pensando nessa perspectiva, desenvolvemos uma atividade capaz de conjugar as duas linguagens – verbal e visual – por meio da proposta oferecida no site www.maquinadequadrinhos.com.br.
2 Justificativa
     O acesso às ferramentas disponíveis na internet tem sido um atrativo a mais nas atividades de produção de texto. Por meio delas, o aluno, além de se sentir mais motivado, atua como verdadeiro autor, dado que os textos e as imagens vão sendo criadas na medida em que suas ideias vão tomando forma nas histórias produzidas. Todas as habilidades desenvolvidas em sala de aula, aquelas que pedem apenas papel e lápis, podem ser igualmente trabalhadas, porém com um sabor a mais.
3 Objetivos

3.1 Promover a utilização das ferramentas de produção de texto oferecidas pelo site www.maquinadequadrinhos.com.br

3.2 Articular, com coesão e coerência, as liguagens visual e verbal.

3.3 Estimular a criatividade.

3.4 Produzir textos de acordo com as recomendações dos PCN.

4 Etapas

4.1 Cadastramento no site – Esta etapa compreende o acesso ao site, preenchimento de cadastro, gravação de um login e senha.

Nessa estapa, os alunos foram desafiados a criar e autilizar adequadamente o e-mail, compreendendo que a internet oferece outras atividades além dos lugares-comuns (orkut, facebook, site de jogos).

4.2 Navegação pelo site – O site www.maquinadequadrinhos oferece em seus links várias opções, que vão desde a leitura de Hqs até a criação de quadrinhos; é possível também verificar que, até na utilização de um site, existem regras, combinados, mostrando a importância do respeito àquilo que várias pessoas têm acesso (são regras quanto à linguagem permitida, etc)

4.3 Criação das HQs- uma vez familiarizado com o funcionamento do site, os alunos criam suas hitórias, escolhendo os tipos de balões, as personagens e demais elementos da cenografia.

4.4 Compartilhamento – Finalizada a etapa de criação das histórias, a turma pode visualizar as criações dos colegas. É a hora do lúdico, da diversão.

5 Conclusão
A experiência realizada aqui no JEVA foi avaliada positivamente, pois permitiu que os alunos desenvolvessem, de forma agradável, as habilidades previstas em Língua Portuguesa, no que diz respeito à leitura e produção de textos.






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário