segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projeto “Pequeno Leitor: prazer em ler desde cedo”


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação

Autora do projeto Profª Tânia Elizabete Vinholi Gonçalves
Nome da Escola: João Evangelista Local : Campo Grande
Série: 1° ano A Número de alunos: 24
Colaboradores: Elizete Iran (PCTE) Camilla Torres (Auxiliar de biblioteca).


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Projeto “Pequeno Leitor: prazer em ler desde cedo”

Quantos alunos da sala do 1º ano A, ainda não sabem ler e escrever de forma satisfatória?
Incentivar a leitura de maneira prazerosa e agradável?
O que precisa ser trabalhado por todos nós? A Leitura? De que modo?
É possível alcançar uma competência satisfatória da leitura e da escrita? Com que meios?
3. Justificativa

Este projeto vem ao encontro à fase da infância, que é o momento em que as crianças aprendem a ler e escrever e estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos por toda a vida e, por isso, é essencial estimulá-las desde cedo a desenvolverem o gosto pela leitura. O projeto “Pequeno Leitor: prazer em ler desde cedo” visa desenvolver práticas de leitura que favoreçam a construção de conhecimentos e valores. A ação, em vigor desde o início do ano, é promovida pela sala do 1º ano A.
4. Objetivo (s)

• Incentivar a leitura, escrita e o contato com os livros desde cedo.

• Oportunizar aos alunos um maior contato com a literatura de vários autores;

• Incentivar o conhecimento de diferentes textos para a ampliação de conhecimentos;

• Oportunizar aos alunos o prazer pela leitura literária;

• Aprimorar a habilidade da oralidade através da dramatização dos contos;

• Confecção das fichas dos textos memorizados;

• Filmagem dos alunos lendo os textos memorizados;

• Conhecer algumas das muitas obras de diversos autores através de leituras coletivas, individuais e vídeos;

• Trabalhar os diferentes tipos de textos tais como: contos, fábulas, parlendas, lendas, adivinhas, trava-línguas, música, etc.

• Recontar as histórias;

• Propor a reescrita dos textos memorizados;

 Produzir um “livrinho” com alguns textos memorizados trabalhos no corrente projeto.

5. Conteúdos

Gênero textual, formação de frases, acesso a diversos livros apropriados para a faixa etária dos alunos, sites na sala de informática, sessões dos filmes: Contos clássicos, lendas, músicas, adivinhas.
6. Disciplinas envolvidas

Linguagem oral e escrita

Eixo: Oralidade, leitura e escrita.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

O trabalho será realizado desde o 1º bimestre ao 4º bimestre a partir dos textos trabalhados ao longo do projeto.

O projeto “Pequeno Leitor: prazer em ler desde cedo”, foi uma maneira encontrada para apresentar aos alunos esse maravilhoso mundo encantado da literatura, aprimorando e desenvolvendo a paixão pela leitura. Confeccionar fichas plastificadas com os textos memorizados para que os alunos manipulem no momento desejado de fazer a leitura. Fazer a filmagem de cada aluno lendo o texto escolhido por ele mesmo e projetá-lo em vídeo para que vejam os pequenos leitores. O projeto está em andamento.

Para finalizar o lindo projeto, produzir um “livrinho” com alguns textos memorizados trabalhos no corrente ano e propor um dia diferente denominado de “Café literário” para expor aos pais os livrinhos e seus filhos lendo espontaneamente.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Os recursos são variados: livros, cadernos de portifólio, vídeos, dvd's, cds de músicas, datashow, computadores, televisão, máquina fotográfica e a confecção do livrinho.
9. Registro do processo

As ações do projeto serão registradas no caderno dos alunos, portifólio, fichas de leitura, filmagem, fotos, leitura na biblioteca de livros de literatura, registros trabalhados na sala de informática da escola, e no livrinho confeccionado pela turma.
10. Avaliação e Resultados esperados

Pretende-se com este trabalho a imersão das crianças no mundo da leitura e da escrita. Todas as ações serão avaliadas durante o decorrer do projeto, no desenvolvimento das atividades propostas e nas apresentações.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

A culminância do projeto será a amostragem do livro produzido pelos alunos, no evento denominado “Café Literário”.
12. Referências Bibliográficas

Livros:
• Coleção do Sítio do Picapau Amarelo (Editora Globo)

• Coleção dos Bichim Ziraldo

• Coleção Contos Clássicos

• Coleção das Fábulas

Outros materiais:

• CD da música de cantigas de roda;

• DVD com o episódio “Curiosidades do Folclore”

“CAFÉ LITERÁRIO”


PROJETO “PEQUENO LEITOR: PRAZER EM LER DESDE CEDO”


     Há 4 anos acontece o “Café Literário”, cujo objetivo maior no desenvolvimento do projeto, é o de ensinar e aprimorar o prazer da leitura e da escrita pelos alunos do 1º ano A.
     É escolhida a leitura dos livros de literatura e de textos memorizados, com a proposta de incentivar a aprendizagem para aprender a ler
     A fim de realizar está proposta, utilizam-se os recursos disponíveis na escola. Trabalhe-se com atividades e fichas de leitura, propondo a reescrita dos textos de acordo com a evolução de cada aluno. Há na biblioteca várias coleções de livros relacionados a pequenos textos, onde alunos visitam semanalmente para desenvolverem a leitura de livros podendo leva-los para casa com a forma de empréstimos.
     Outro recurso utilizado é o software de alfabetização desenvolvido na sala de informática, o qual efetiva a evolução da aprendizagem de leitura.
     E, complementando, os assistem a várias histórias em DVD e escutam músicas com textos de memória.   Com isso, efetiva-se todo o conhecimento trabalhado no projeto.
     A última atividade é à produção do livrinho, atingindo desse modo a consolidação da aprendizagem.
     Uma das consequências positivas do projeto é à busca diária e espontânea por parte dos alunos pelo prazer da leitura.
     Deixo aqui o meu sincero agradecimento aos meus queridos e maravilhosos alunos que colaboraram e viveram intensamente a totalidade do projeto, aos pais pelo apoio, à equipe técnica da escola pelo investimento e auxílio, à biblioteca que disponibilizou o ambiente maravilhoso para a leitura dos livros, à sala de informática pela oportunidade da utilização do software e execução das atividades e a FUNDAC pela doação das camisetas.
     Mais uma vez muito obrigada.
                               Profª Tânia Elizabete Vinholi Gonçalves

REGISTRO DIGITAL

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário