segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Monteiro Lobato: Conhecendo os Personagens do Sítio do Picapau Amarelo

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Professora
Tânia Elizabete Vinholi Gonçalves
Escola: João Evangelista Vieira de Almeida - Local :  Campo Grande        
Série:                   2° ano                       Número de alunos:     27
Professores envolvidos:  Auxiliar de Biblioteca: Camila Francisca Torres   
                                   PCTE: Elizete Iran de Abreu Silva
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Monteiro Lobato: Conhecendo os Personagens do Sítio do Picapau Amarelo      
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Monteiro Lobato foi o pioneiro na literatura infantil brasileira. Suas obras influenciaram o surgimento de novos escritores. Criou personagens que encantaram crianças e adultos, despertando em cada um o gosto pela leitura devido à magia presente em suas histórias.
Por que?
4. Objetivo (s)
  • Oportunizar aos alunos um maior contato com a literatura de Monteiro Lobato e sua repercussão na literatura brasileira.
  • Incentivar o conhecimento de suas diferentes obras para a ampliação de conhecimentos a respeito do escritor.
  • Conhecer a história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens, bem como as características de cada personagem.
  • Conhecer algumas das muitas obras de Monteiro lobato através de leituras coletivas, individuais e vídeos.
  • Produzir um “livrinho” destacando as características dos personagens do Sítio.  
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Leitura dos livros de literatura infantil envolvendo os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, acesso a diversos sites na sala de informática, sessões dos filmes: “No reino das águas claras e Viagem ao céu” e cantar a música do Sítio de Gilberto Gil.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais) 
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O trabalho será realizado dentro de 60 dias a partir da literatura do escritor literário infantil “Monteiro Lobato” e seus personagens do “Sítio do Picapau Amarelo”.
O Sítio do Picapau Amarelo foi uma maneira encontrada para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor e o encantado mundo do Sítio, desenvolvendo a paixão pela leitura.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Os recursos são variados: livros, cadernos, vídeos, dvd's, cds de músicas, datashow, computadores, televisão, máquina fotográfica e a confecção do livrinho.
9. Registro do processo
As ações do projeto estará registrado no caderno dos alunos, nas atividades e registros que faremos na sala de informática, nas fotos e no livrinho confeccionado pela turma.
10. Avaliação e Resultados esperados
Pretende-se com este trabalho a imersão das crianças no mundo da leitura e da escrita. Sendo avaliados durante o decorrer do projeto, no desenvolvimento das atividades propostas e nas apresentações.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A culminância do projeto será a mostragem do livrinho no dia do “Café Literário”.
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Livros:
·         Coleção do Sítio do Picapau Amarelo
(Editora Globo)
·         Coleção HQS do Sítio do Picapau Amarelo
(Editora Globo)
·         Coleção você sabias? Sítio do Picapau Amarelo
(Editora Globo)
·         Monteiro Lobato em Quadrinhos
(Editora Globo)
·         Coleção gostosuras do Sítio do Picapau Amarelo
(Editora Globo)
Outros materiais:
·         CD da música do  Sítio do Picapau Amarelo
·         DVD com o episódio “No reino das águas claras e Viagem ao céu”
·         Gibis do Sítio do Picapau Amarelo
    http://sitio.globo.com/                                             
Sites, vídeos, livros...filmes



CAFÉ LITERÁRIO”
PROJETO MONTEIRO LOBATO: CONHECENDO OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

Há 3 anos desenvolvo o “Café Literário”.

O objetivo maior no desenvolvimento do projeto “Monteiro Lobato: conhecendo os personagens do Sítio do Picapau Amarelo” foi de aprimorar o prazer da leitura e da escrita dos alunos do 2º ano B.
Escolhi a literatura do maior escritor brasileiro, Monteiro Lobato, com a proposta de resgatar a série de histórias do Sítio do Picapau Amarelo, já exibida na TV aberta em anos anteriores, para que os alunos conhecessem a biografia do escritor e as características dos personagens do Sítio.
A fim de realizar está proposta, utilizei os recursos disponíveis na escola. Há na biblioteca várias coleções de livros relacionados aos personagens do Sítio criados por Monteiro Lobato. Os alunos visitaram a biblioteca semanalmente desenvolvendo a leitura dos livros e levaram-nos para casa como forma de empréstimos.
Outro recurso utilizado foi a pesquisa na internet na sala de informática, a qual englobou leituras da biografia do escritor e das características dos personagens. Então, após o estudo dessas informações, esse conhecimento foi aprimorado em diversos jogos e atividades interativas.
E, complementando, eles assistiram duas séries de histórias no DVD: “O reino das águas claras” e “Viagem ao céu”. Com isso, efetivou-se todo o conhecimento trabalhado no projeto.
A última atividade do projeto foi a produção do livrinho, atingindo desse modo a consolidação da aprendizagem.
Uma das consequências positivas do projeto foi a busca diária e espontânea por eles pelo prazer da leitura.
Deixo aqui o meu sincero agradecimento aos meus queridos e maravilhosos alunos que colaboraram e viveram intensamente a totalidade do projeto, aos pais pelo seu apoio, à equipe técnica da escola pelo investimento e auxílio, à biblioteca que disponibilizou o ambiente maravilhoso para a leitura dos livros, à sala de informática pela oportunidade da realização das pesquisas e das atividades, à Secretaria de Educação Municipal SEMED pela edição dos livrinhos e à Secretaria de Cultura FUNDAC pelas doações das camisetas.

Mais uma vez muito obrigada.
                                                               
                                         Profª Tânia Elizabete Vinholi Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário