sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Escola em Foco

Dia 28 de julho de 2011 foi realizado no auditório da SEMED ( Secretaria Municipal de Educação) a apresentação de projetos realizados no 1º semestre.
A Escola João Evangelista apresentou o projeto: Inclusão uma rede de aprendizagem social digital com alunos da EJA e 4º ano.
Estiveram presentes na apresentação a PCTE: Lucimar Weiler , as professoras da EJA: Jacy e Fátima, os alunos: Manoel e Benedita e o diretor da escola: Professor Valdomiro.
O trabalho foi muito significativo e interessante, pois fala da facilidade dos recursos da máquina na aprendizagem de leitura e escrita. A aluna Benedita enriqueceu a apresentação com seu relato “ Tenho muito a agradecer a escola porque eu aprendi muito e estou aprendendo a mexer no computador, eu fui conhecer o computador ao vivo na escola, e agora eu já estou aprendendo a escrever”.
O aluno Manoel, deu um show de talentos ao cantar a música Chalana, todos aplaudiram empolgados a apresentação.


terça-feira, 5 de julho de 2011

ATIVIDADES DA EJA NOTURNO

Gincana Cultural

Professoras: Rozangela Leite Verardi – Língua Inglesa

Rozainy Ribeiro – Língua Portuguesa

PCTE: Lucimar Weiler

Turno: Vespertino

Disciplina: Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Séries envolvidas: 7ºA, 7ºB, 7ºC

Atividade: Gincana Interativa
Descrição da atividade:
Em sala de aula fazer um apanhado do conteúdo desenvolvido no 2º bimestre dando ênfase à tipologia textual: “Paródia”.
O Objetivo da atividade é escrever uma nova música com os temas: DENGUE, BULLYING, ou TRÂNSITO, e para realização dos estudos serão utilizados: sala de aula, sala de informática, biblioteca, aparelho de DVD e televisão.
Os professores envolvidos, após o estudo da tipologia e escolha do tema, irão desenvolver questões relacionadas à gramática e oralidade. Analisando através da gincana como serão apreendidos pelos alunos tais conceitos.
Como é uma gincana, a sala de melhor desempenho em todos os quesitos analisados, será premiada com um passeio direcionado ao Cinemark , no Shopping Campo Grande, onde assistirão ao filme “Enrolados”.
Avaliação
A sala vencedora foi o “7º ano B” com o tema “DENGUE”, porém todos os grupos participaram com entusiasmo, sabendo-se que na atividade não foram avaliados somente a capacidade cognitiva, mas a interação entre os mesmos.
Vejam as músicas criadas pelos alunos!!!
Professores: Edna Bazachi e Michel Augusto Aparecido
PCTE: Lucimar Weiler

Turno: Vespertino

Disciplina: Língua Portuguesa.

Séries envolvidas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 7ºA

Atividade: Gêneros textuais – Confecção de Jornal

Objetivos:

• Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal e informal) na escrita dos gêneros textuais.

• Conhecer a organização linguística dos diferentes gêneros textuais.

Descrição da atividade:

Explicar para os alunos, utilizando o aplicativo power point, o que é gênero textual, mostrar os diferentes gêneros e suas características.

Pesquisar em revista vários tipos de gêneros.

Produzir diferentes gêneros textuais: entrevistas, receitas, piadas, poemas, biografia, notícia e outros e montar um jornal, editado e digitado na sala de tecnologia

Jornal JEVA