domingo, 6 de setembro de 2009

PCTE: ELIZETE IRAN DE ABREU SILVA

ESCOLA JOÃO EVANGELISTA VIEIRA DE ALMEIDA
Diretor: Valdomiro Paulo da Silva
Diretora adjunta: Eugênia Portela Marques
Supervisoras:
Dalva Maciel Regiori
Terezinha S. Pereira Aragão
Orientadoras:
Elizabeth Medina Marquetti
Maria Auxiliadora M. Rodrigues
PCTEs:
Elizete Iran de Abreu Silva
Lucimar F. W. Rodrigues
Maria Aparecida dos Santos

Projeto: “GRIPE A” (H1N1)
Prevenir

Abrace essa idéia e... mãos à obra!

Público alvo: Todos os alunos e comunidade escolar da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida
Justificativa:
     Nós brasileiros, estamos acostumados a lidar com epidemia de Dengue, agora outro vilão angustia a vida nacional, o Vírus “H1N1”, provoca a chamada Gripe Suína. Esse personagem e seus efeitos são pouco conhecidos por nós.
Pensar e estudar como é um inimigo a ser combatido é uma forma de estratégia e também de tática e é essa a justificativa para esse projeto.
Objetivos:
• Conhecer o vírus da ” Gripe A’.
• Conhecer como ocorreu 1ª infecção.
• Conhecer o contágio da “Gripe A”.
• Entender os sintomas da “Gripe A”.
• Compreender as maneiras d e prevenção da “Gripe A”.
• Fazer analogia entre os pontos comuns e o que diferencia a gripe comum e a “Influenza A”.
• Perceber o momento em que se deve procurar auxílio médico.
• Conhecer as medidas que estão sendo adotadas pelo ministério da saúde.
Procedimentos Metodológicos:
• Conversa dirigida sobre a “Gripe A”.
• Visita a sites através de Links.
• Leitura de reportagens e entrevista mais relevantes.
• Confecção de cartazes.
• Apresentação das orientações do prefeito Nelson Trad Filho
• Apresentação da entrevista com o Ministro de Estado da Saúde José Gomes Temporão.
• Apresentação de uma atividade de conscientização sobre a “Gripe A” para a comunidade em datashow.
• Palestra com um representante da área de saúde.
• Elaboração de panfletos informativos.
Registro digital



Apresentação do Projeto "Gripe A" na SEMED
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
PCTEs ELIZETE IRAN DE ABREU SILVA
LUCIMAR F. W. RODRIGUES


SUGESTÃO DE AULA NO PORTAL DO PROFESSOR
Autor: Elizete Iran de Abreu Silva
Co-autor: Lucimar Fonseca Weiler Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação
CAMPO GRANDE - MS

Alimentação saudávelModalidade Nível de Ensino - Componente Curricular - Tema
Ensino Fundamental Inicial - Ciências Naturais - Ser humano e saúde

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aprender:
* a importância de uma alimentação adequada para viver melhor e ter qualidade de vida;
* a importância de ter uma alimentação correta na infância, para evitar a instalação de doenças crônicas, a qual determinará o potencial de um indivíduo;
* a valorizar os nutrientes dos alimentos;
* a identificar os alimentos energéticos, construtores e reguladores e a sua importância para a saúde;
* a identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde.
Duração das atividades
Aproximadamente 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá trabalhar antecipadamente questões referentes aos hábitos e preferências alimentares dos alunos e os motivos pelos quais nos alimentamos.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa.
- Uso do laboratório de informática.
Qualquer substância, líquida ou sólida, que, quando ingerida, fornece ao organismo materiais necessários para o seu funcionamento, crescimento ou reparação e para a manutenção de um bom estado de saúde (os nutrientes)...


ALIMENTOS Nutrição Adulto
Energéticos, construtores e reguladores: conheça as funções dos três grupos de alimentos
     O corpo humano é um organismo em permanente construção e movimento. Em um único dia de vida, milhões de células são repostas aos tecidos e uma quantidade maior ainda de reações químicas ocorre. Para que tudo isso aconteça, o organismo vivo utiliza energia, matéria-prima para construir células (proteínas) e inúmeras outras substâncias que facilitam reações químicas ou que delas participam como reagentes (vitaminas e minerais). Tudo isso é captado no meio externo pela alimentação e pela respiração.
     Não existem reservas para todas as substâncias das quais o organismo necessita. A proporção das inúmeras substâncias necessárias para o dia-a-dia também não é igual. Cada refeição que fazemos é um pacote de nutrientes que é desmembrado e em seguida utilizado nas diversas atividades do organismo. Se nesse pacote existe exagero de algum nutriente, o organismo procura uma maneira de criar reservas e, quando não é possível, o excreta.
     Na via inversa, quando um nutriente não vem na quantidade necessária o organismo lança mão de reservas. Se elas não existem, surgem as carências nutricionais e as doenças. Quem come mal, faz seu organismo funcionar mal e, se essa atitude for crônica, provoca-lhe danos permanentes. O conselho de comer bem não é conversa chata de mãe ou de médico, mas uma das mais importantes atitudes para viver mais e melhor, com qualidade de vida.
     O ideal é misturar, em todas as refeições, os nutrientes que ajudam a manter o corpo saudável. Tais nutrientes são encontrados em três grupos de alimentos distintos: os energéticos, os construtores e os reguladores. Cada um tem sua função, mas todos são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Enquanto um fornece energia para o corpo se movimentar, outro faz reparos e há ainda o que regula suas funções. E o melhor, esses nutrientes são encontrados em uma infinidade de alimentos pra lá de gostosos. Aproveite!

Recursos Complementares
Jogos on line:
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html
http://http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=alimentos
http://www.mini001.com/cgi-bin/mini001/search.cgi?l=br&s=food
Atividade 1.
Acesse o LINK abaixo e escolha os alimentos para completar a sua pirâmide alimentar.


Avaliação


A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento as atividade, através da observação, da participação, interesse e comprometimento do aluno.

Aula desenvolvida no 4º ano A - matutino

7 DE SETEMBRO
DIA DA ÁRVORE
Imagine o mundo sem árvores.
Dá para pensar em como seria a paisagem se elas não existissem?
E o clima então? Sem as árvores o planeta seria um grande deserto.
E é um tanto quanto complicado imaginar um cenário sem o verde não é mesmo? Dá uma impressão ruim, como se fosse um filme de terror daqueles bem horroros.
     As árvores equilibram o ambiente, tornando-o mais agradável, dão sombra, flores, frutos, produzem oxigênio, enfim, são elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta. E ainda bem que a inexistência delas por enquanto fica mesmo só na imaginação. Contudo, para que esse ‘horror’ não se torne, daqui a algum tempo, algo real, é preciso que as pessoas se conscientizem mais sobre a necessidade de cuidar da natureza.
     Especialmente hoje, que pelo calendário se comemora o Dia da Árvore, a idéia é que você possa refletir sobre suas atitudes.
Você já plantou uma árvore?
Nãaaaaoooo???
Então que tal pensar nisso e começar a planejar a experiência.
 
Professora Elizete Iran e o aluno  João Victor Meirelles - 3º D

3 comentários:

  1. Olá Elizete e Lucimar!
    Parabéns pelo excelente trabalho que vocês realizam nesta escola, são profissionais brilhantes; fazem a diferença. Continuem fazendo a mudança que a nossa Educação tanto almeja. Abraços Rosa Neiva

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa!
    Fico feliz em saber que vc gostou! Seu comentário é muito valioso!
    Abraços!
    Elizete Iran

    ResponderExcluir
  3. Rosinha, valeu pelo carinho,ficamos muito feliz pela sua visita.
    beijos
    Lu

    ResponderExcluir