quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto Educação Ambiental "Gincana: Recolhimento de Garrafas PET"

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO EVANGELISTA VIEIRA DE ALMEIDA
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“GINCANA: RECOLHIMENTO DE GARRAFAS PET”

 
ELIZETE IRAN DE ABREU SILVA
Campo Grande - MS
2012

Projeto que faz parte da Proposta Pedagógica da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida: Meio Ambiente e Cidadania:                                                   
“O projeto de meio ambiente e cidadania tem o objetivo de: observar se a forma de agir, em relação ao meio ambiente e cidadania, é a mais adequada e justa; Despertar nas pessoas o interesse pelas questões ambientais; Capacitar os indivíduos para uma análise sobre a interdependência dos elementos da natureza; Modificar atitudes negativas do público em relação  às questões ambientais.”
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.
É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental.
Consciência ecológica se aprende desde criança. É preciso despertar a consciência dos alunos quanto à importância de preservar o meio ambiente, tornando-os cidadãos em potencial. É com esse propósito que damos continuidade ao “Projeto Educação Ambiental” com a “Gincana Recolhimento de Garrafas Pet”, para que juntos possamos construir um futuro ambiental melhor para toda a humanidade. Para inserir o tema Meio Ambiente no consciente das crianças do Ensino Fundamental da rede pública, a Gincana Recolhimento de Garrafas Pet se apresenta de forma lúdica e prática, demonstrando que reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta o ciclo produtivo do que jogamos fora.
Nesta primeira etapa do projeto escolhemos as garrafas PET como item de coleta e reciclagem para, num segundo momento, expandir para outros itens como papel, latinhas...

PET - Poli (Tereftalato de Etileno)



O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico.
Simplificando, PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros como embalagens termoformadas, chapas e cabos para escova de dente.
O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. Devido as características já citadas e o peso muito menor que das embalagens tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção. Por tudo isso, oferece ao consumidor um produto substancialmente mais barato, seguro e moderno. As embalagens Pet são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico.
HISTÓRIA DO PET
A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. As pesquisas que levaram à produção em larga escala do poliéster começaram somente após a Segunda Grande Guerra, nos anos 50, em laboratórios dos EUA e Europa. Baseavam-se, quase totalmente, nas aplicações têxteis. Em 1962, surgiu o primeiro poliéster pneumático. No início dos anos 70, o PET começou a ser utilizado pela indústria de embalagens. O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto do mundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil. Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes. Atualmente o PET está presente nos mais diversos produtos.

Reciclagem de PET no Brasil

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros.

A embalagem PET é 100% reciclável. A embalagem entregue para a recilcagem deverá estar amassada, torcida, sem o ar e sem resíduos em seu interior. No caso de garrafas, colocar de volta a tampa de rosca bem vedada, para impedir a entrada do ar. Se a tampa não for de rosca, basta torcer ou amassar bem a embalagem. Este procedimento é necessário, pois ainda não existe amassador desenvolvido para compactar embalagens PET.
O processos de reciclagem do PET no Brasil é o mecânico, é o mais utilizado e o mais comum. O processo de reciclagem mecânica de embalagens plásticas para bebidas (PET) requer, em média, apenas 30% da energia necessária para a produção de matéria-prima.

A reciclagem do PET tem muitos benefícios, como:
·        redução do volume de lixo coletado, que é removido para aterros sanitários, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);
·        economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia;
·        geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.);
·        menor preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado aproximadamente 30% mais baratos do que os mesmos produtos fabricados com matéria-prima virgem.

Diversos produtos podem ser produzidos a partir da reciclagem do PET, como:
·        Indústria automotiva e de transportes - tecidos internos (estofamentos), carpetes, peças de barco;
·        Pisos - carpetes, capachos para áreas de serviços e banheiros;
·        Artigos para residências - enchimento para sofás e cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas;
·        Artigos industriais - rolos para pintura, cordas, filtros, ferramentas de mão, mantas de impermeabilização;
·        Embalagens - garrafas, embalagens, bandejas, fitas;
·        Enfeites - têxteis, roupas esportivas, calçados, malas, mochilas, vestuário em geral;
·        Uso químico - resinas alquídicas, adesivos.

Curiosidades:
·        68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET.
·        1 kg de garrafas PET equivale: 16 garrafas de 2.5 litros ou 20 garrafas de 2.0 litros ou 24 garrafas de 1.5 litros ou 26 garrafas de 1.0 litro ou 36 garrafas de 600 ml. (Fonte: TOMRA/LATASA - Reciclagem S.A. )
·        A embalagem monocamada de PET, já utilizada por países como EUA e França, é aquela que permite que o PET reciclado entre em contato direto com alimentos e bebidas. Essa tecnologia é conhecida pela sigla URRC e é capaz de descontaminar PET pós consumo através de um sistema de super lavagem que assegura ao reciclado o mesmo nível de limpeza da matéria prima virgem. No Brasil, ainda não há previsão para a fabricação desse tipo de embalagem multicamada de PET, ou seja, aquela que se assemelha a um “sanduíche composto” de 3 camadas, sendo 2 de plástico reciclado, que nunca entra em contato com o alimento ou outro produto que embala.

OBJETIVO GERAL

  • Promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
  • Desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
  • Despertar a responsabilidade social:
  • Perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
  • Sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de garrafas pets, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
  • Mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
  • Propiciar às crianças o despertar da consciência ecológica;
  • Melhorar a qualidade de vida da população;
  • Estimular a separação do lixo:
  • Estimular os alunos a proteger o meio ambiente:
                                                           TAREFA

O material a ser coletado será garrafas “PET” de refrigerantes; de qualquer cor, de qualquer tamanho. Qualquer outro tipo de pet será desconsiderado.
REGULAMENTO

Período da gincana:
Projeto  desenvolvido durante todo ano letivo de 2012. Será dividido em 2 etapas: 1º semestre e 2º semestre ( cada final de semestre terá uma premiação).
1º semestre:
Início: março de 2012.
Término: julho de 2012.
2º semestre:
Início: julho de 2012.
Término: dezembro de 2012.

Divisão de turmas para contagem de pontos e premiação:
            Grupo 1:
  • pré ao 5º ano, matutino e vespertino.
Grupo 2:
  • 6º ao 9º ano, matutino e vespertino.
Contagem de pontos:
Será computado 1(um) ponto para cada garrafa “PET” de refrigerantes, água e sucos de qualquer cor e qualquer tamanho. Qualquer outro tipo de Pet será desconsiderado.
Premiação:
            Premiação para 1 sala de cada grupo:
  • Um passeio
  • Sorvete
Turmas atendidas:  
·        pré escola e ensino fundamental: cada turma será 1 equipe;
 Equipes – Professores Padrinhos
Educação Infantil (Pré):
·        Pré I – matutino - Professora Arly Farina Diniz
·        Pré II – matutino – Professora Denilce Lima de Oliveira
·        Pré I – Vespertino – Professora Célia Cristina Pereira Pinto
·        Pré II – Vespertino – Professora Lucia Rejane de Freitas Benites
1º ao 5º anos do Ensino Fundamental:
·        1º ano A – matutino - Professora Tânia Elizabeth Vinholi Gonçalves
·        1º ano B – matutino -  Professora Teresa Lisboa de Almeida Rodrigues
·        1º ano C – matutino -  Professora Andressa Rezende Guimarães
·          ano D – Vespertino – Professora Isabel Cristina Gonçalves de França
·        2º ano A – matutino – Professora Maria Aparecida dos Santos
·        2º ano B – matutino – Professora Vânia Leda de Almeida Anicésio
·        2º ano C – matutino – Professora Elizabete de Souza Marães
·        2º ano D – vespertino – Professor Elmiro Leão de Souza
·        3º ano A – matutino – Professora Telma Marinho de Lima
·        3º ano B – matutino – Professora Cleide Afonso Macedo
·        3º ano C – vespertino – Professora Cristina Felícia Cavalcanti, representando a Professora Elizete Iran de Abreu Silva
·        4º ano A – matutino – Professora Lucimar Fonseca Weiler Rodrigues
·        4º ano B – matutino – Professora Sandra Aparecida Moura Nonato Ramalho
·        4º ano C – matutino – Professor Elmiro Leão de Souza
·        5º ano A – matutino – Professor Norma Monteiro Machado
·        5º ano B – matutino – Professor Vitalina Maria Gomes
·        5º ano C – matutino – Professor Jucilene da Silva de Salles
·        5º ano D – vespertino – Professor Norma Monteiro Machado
6º ao 9º anos do Ensino Fundamental:
·        6º ano A – vespertino – Professora Daniella Raffo Sherer
·        6º ano B – vespertino – Professora Edy Cristina Pereira
·        6º ano C – vespertino – Professor Celso José Santos
·        7º ano A – vespertino – Professora Rosangela Leite Verardi
·        7º ano B – vespertino – Professora Patrícia Cortez S. vAsconcelos
·        7º ano C – vespertino – Professora Patrícia Keley Delmontes  Cabral
·        8º ano A – matutino – Professor Carlos Nogueira Igino
·        8º ano B – vespertino – Professora Daniela Matos
·        8º ano C – vespertino – Professora Marisa Torres e Silva
·        9º ano A – vespertino – Professora Mirian Barboza Peereira
·        9º ano B – vespertino – Professora Meire Aranega Silva de Lima
Funcionários da Escola Envolvidos no Projeto:
Direção:
·         Diretor : Valdomiro Paulo da Silva
·        Vice-diretora:Maria Auxiliadora M. Rodrigues
PCTE: Professor Coordenador das Tecnologias da Escola:
·        matutino: Elizete Iran de Abreu Silva
·        vespertino: Lucimar Fonseca Weiler Rodrigues
Supervisão, orientação:
·        Dalva Maciel Regiori
·        Sandra Regina Palhano Lacerda
·        Terezinha Sami P. Aragão Borges
·        Mariluce Burgos Cavalheiros
Secretária Geral:
·        Calixta Aparecida A. Reis
Bibliotecárias:
  • Camilla Francisca Torres
  • Silvia Regina Costa de Oliveira
  • Mary Helena Cândido Bezerra
    Auxiliar Administrativo Mirim:
  • Valdeir Santos  Pedroso   
Inspetoras:
·        Eliete Limeira da Silva
·        Márcia Veiga Escobar
·        Marina Paes de Souza
·        Luciene Alves da Mota
·        Cilene da Silva Mareco
·        Cleuza Aparecida Oliveira Lima
Zelador:
  • Tailor Riquelme
Total de 53 (cinquenta e três) funcionários envolvidas diretamente na Gincana.
As equipes podem mobilizar toda a família  e a comunidade para ajudar na atividade de coleta de Garrafas Pet de refrigerante.
PONTUAÇÃO
A pontuação será feita por quantidade de Garrafas Pet coletadas durante o período da gincana. Cada turma  terá  uma ficha que será preenchida com a quantidade entregue para a pessoa responsável pelo recolhimento. No ato da entrega das garrafas pets o aluno receberá um comprovante de entrega devidamente preenchido que deverá ser entregue  a professora ou madrinha da turma, para posterior conferência na contagem final de pontos.
                                                      RESULTADOS PARCIAIS DA COLETA

Será disponibilizado em um painel interno e no blog da escola  a pontuação parcial de cada turma no final de cada mês.
RESULTADOS ESPERADOS
  • Conscientizar em torno de ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­1.200 (um mil e duzentos)  alunos, professores e funcionários da escola que estarão envolvidos direta e indiretamente no Projeto;
  • Fazer com que cada aluno leve a conscientização para suas casas e influenciem seus pais, irmãos e família como um todo;
  • Comercialização das garrafas Pet coletadas para gerar renda para despesas extras da escola.








REGISTRO DIGITAL DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 Empresa contratada para fazer o recolhimento das garrafas pet:

               CRECIL - Comércio Varejista de Material Reciclável Ltda.



RESULTADO PARCIAL
1º BIMESTRE
TABELA COM RESULTADO PARCIAL